Eixão Sul

Ministério Público do DF faz vistoria na obra do viaduto da Galeria dos Estados

A vistoria ocorre após questionamentos do MPDFT sobre o cronograma físico e financeiro da obra

acessibilidade:
O prazo para a liberação do tráfego está previsto para 30 de maio Foto: MPDFT

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizou uma vistoria na obra do viaduto da Galeria dos Estados, depois do anúncio do aditivo de 17,39% no orçamento inicial. O procurador José Eduardo Sabo, dos Direitos do Cidadão, ressaltou que o papel do MPDFT  é de “acompanhar e exigir que a obra ocorra de forma adequada e que os recursos públicos sejam corretamente investidos”.

Segundo o Departamento de Rodagem do DF (DER-DF), algumas ações que não estavam previstas, foram o motivo do acréscimo, como por exemplo, a inclusão de pavimentação asfáltica, a reconstrução das muretas de proteção, a criação de revestimento lateral em concreto armado no lugar do reboco degradado existente, entre outros serviços.

Em abril, o DER enviou o 2º Relatório de Execução para a Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), com informações sobre as etapas concluídas, em andamento e as e pendentes. Além do cronograma físico e financeiro planejado até a conclusão da obra, que está prevista para ocorrer até o final do primeiro semestre, segundo afirmação do diretor do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.

Logo que assumiu o Governo do Distrito Federal (GDF), Ibaneis Rocha visitou a obra.

Em dezembro do ano passado, após a queda do viaduto, o Tribunal de Contas do DF (TCDF) fez inspeções nas obras em todo o Distrito Federal e elaborou um relatório com os pontos mais perigosos, e fez um alerta, das 11 pontes e viadutos vistoriados, somente três tinham sido reformados.

Foram diagnosticados problemas como oxidação de estruturas, trincas, marcas de infiltração, nos seguintes pontos: Ponte do Bragueto, passagem subterrânea de pedestres, entre as quadras 15 e 16 norte, – tesourinha do Eixo L, entre as quadras 215/216 norte,  tesourinha do eixo W, entre as quadras 115/116 norte, viaduto sobre a via N2, ao lado do Conjunto Nacional, viaduto da DF-002 (Eixão), saída do Buraco do Tatu, sentido norte/sul, viaduto da DF-002 (Eixão) sobre a via S2,  Galeria dos Estados (os dois trechos, L e W), tesourinha do Eixo L, entre as quadras 203/204 sul, Ponte Costa e Silva,  Ponte das Garças e as tesourinha do Eixo L, entre as quadras 215/216 sul.

Durante a vistoria, Sabo destacou o compromisso do MPDFT em acompanhar a questão dos viadutos e pontes que representam um risco para a segurança da população do DF. “Existem obras que devem ser recuperadas ou reconstruídas de forma urgente pelo GDF para garantir a segurança da população que transita por elas diariamente. Além de acompanhar a entrega deste viaduto, a PDDC atuará também para garantir que outras obras sejam realizadas, antes que novas tragédias aconteçam”.

Viaduto desabou em fevereiro de 2018 foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O viaduto do Eixão Sul desabou no dia 6 de fevereiro de 2018, destruindo a Galeria dos Estados, ninguém ficou ferido. O valor inicial era de R$ 10,6 milhões, agora a nova previsão orçamentária é de R$ 12,7 milhões.

Reportar Erro