Imoral

Ministério Público aciona ex-prefeito de Monte Alegre por nepotismo

Juvenal Fernandes nomeou mulher e filhos em cargos públicos

acessibilidade:

MP- GOO Ministério Público (MP) de Goiás denunciou o ex-prefeito de Monte Alegre, Juvenal Fernandes de Almeida, por ter nomeado ilegalmente a mulher Veracilda Fernandes de Almeida e os filhos Juvenal Fernandes de Almeida Júnior e Gilvan Carlos de Almeida em cargos públicos do município.

O autor da ação é o promotor de Justiça, Paulo de Tharso Brondi, que apontou no processo a prática de nepotismo, durante os oito anos de gestão na prefeitura (2005-2012), período em que Juvenal empregou o filho Juvenal Júnior na Secretaria de Finança e na Secretaria de Saúde e Saneamento, e o outro filho Gilvan Carlos, na Secretaria Controle Interno e na Secretaria de Finança. A mulher de Juvenal geriu a Secretaria de Assistência Social nos anos de 2005, 2006 e 2007.

Brondi observa que nenhum dos parentes nomeados pelo prefeito aos cargos tinha especialização na área e não pertenciam ao quadro de servidor efetivo.

“O ex-prefeito, como já é de costume nestes corredores perdidos do país, nomeou dois filhos e a esposa para cargos de alto escalão na administração pública. Desavergonhadamente, manteve-os ali nos oito anos em que esteve no poder, favorecendo-os sem nenhum escrúpulo. Ainda que se trate de cargos políticos (os de secretário municipal), é de se ter razoabilidade na nomeação. No caso, o ex-prefeito agiu de modo ímprobo, inaceitável nestes tempos?, avalia Brondi.

De acordo com o MP, o ex-prefeito foi alertado a sanar as irregularidades enquanto estava na prefeitura, no entanto, os parentes continuaram nos cargos até o final do mandato.

 

Reportar Erro