Enterro será amanhã

Lula pede à Justiça para sair da cadeia para ir a velório do irmão Vavá

Genival Inácio da Silva, de 79 anos, conhecido como Vavá, morreu na manhã desta terça-feira, 29

acessibilidade:
Lula pede à Justiça para sair da cadeia para ir a enterro do irmão. Foto: Reprodução/Facebook

O irmão do ex-presidente Lula, Genival Inácio da Silva, de 79 anos, o Vavá, morreu nesta terça (29), em São Paulo, em decorrência de um câncer no pulmão.

A defesa do ex-presidente Lula já pediu à Justiça nesta terça-feira, 29, a liberação dele para ir ao velório do irmão. Segundo a petição, o velório acontece ainda nesta terça-feira, e o sepultamento será feito na quarta-feira, 30, pela manhã, em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Os advogados do petista invocaram o artigo 120 da Lei de Execução Penal (LEP), que afirma que “os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer um dos seguintes fatos: falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão”.

Em dezembro do ano passado, para o enterro de Sigmaringa Seixas, o juiz negou a saída de Lula. A sua defesa alegou que o advogado era amigo do ex-presidente. Em seu despacho, no entanto, o magistrado lembrou o artigo 120 da LEP, que autoriza o comparecimento ao velório de um irmão.

Após o pedido da defesa, foi aberto prazo de um dia para a manifestação do Ministério Público.

A defesa solicitou na petição que o pedido seja analisado com urgência. A juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução penal de Lula, ainda não se manifestou.

Reportar Erro