Mais Lidas

Marcado para esta sexta

Leilão de geração de energia continua suspenso após decisão de desembargador

Competidores ganharam prazo adicional para refazer cálculos diante da inclusão de nova térmica no leilão

acessibilidade:

O leilão de geração de energia marcado para esta sexta (31) continua suspenso após o presidente do Tribunal Federal Regional da Segunda Região, o desembargador André Fontes, emitir um liminar pela suspensão do leilão.

“As instituições responsáveis pela organização e realização do leilão estão atuando na esfera judicial para garantir a manutenção do certame na data programada”, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A decisão é resultado de uma disputa entre a empresa Evolution Power Partners e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sobre a habilitação de uma usina térmica para disputar o leilão. A Evolution Power Partners conseguiu uma liminar que determina que a EPE inclua a térmica GPE Bahia no leilão e respeite determinadas condições de operação propostas pelo empreendedor.

Para o desembargador, de acordo com os princípios de isonomia, todos os competidores têm direito a um prazo adicional para refazer os cálculos diante da inclusão da térmica. “Seria salutar permitir aos agentes econômicos o exercício da livre concorrência, que é própria de um regime democrático, com a observância de regras de igualdade para todos os participantes e não apenas para a agravante Evolution Power Partners.” (Com informações da FolhaPress)