Operação Chorume

Ex-prefeito de Planaltina de Goiás é preso por fraude em contratação de serviços de limpeza urbana

Também foram presos o ex-chefe de gabinete André Kerber e a procuradora jurídica Anelise de Paula Batista

acessibilidade:
David Alves Teixeira Lima foi prefeito de Planaltina de Goiás em 2017 Foto: Facebook

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) prestou apoio à deflagração da Operação Chorume, do Ministério Público de Goiás (MPGO), nesta quarta-feira (18).  A ação contou com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco/MPDFT), do Centro De Inteligência do MPDFT e da Polícia Civil do DF.

Em Brasília, as buscas foram realizadas em dois endereços. Foram presos o ex-prefeito de Planaltina de Goiás David Alves Teixeira Lima, o empresário e ex-chefe de gabinete do prefeito, André Luiz Teixeira Kerber, e a procuradora jurídica de Planaltina de Goiás e companheira de André, Anelise de Paula Batista.

Foram cumpridos também quatro mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva, em Planaltina (GO), além de três mandados de busca e apreensão contra duas empresas e um mandado de prisão temporária, cumpridos na cidade de Barreiras (BA). Os presos foram encaminhados para os presídios de Planaltina, Brasília e Barreiras.

A ação tem objetivo de investigar uma organização criminosa que teria atuado durante a gestão do ex-prefeito de Planaltina de Goiás David Alves Teixeira Lima, em 2017. O grupo seria responsável por esquema de contratação ilegal de empresas, mediante dispensa de licitação, para a prestação de serviços de coleta de lixo e limpeza urbana no município. As investigações indicam desvios de recursos públicos que chegam a quase R$ 1,5 milhão de reais.

Segundo o MP, as investigações apontam o envolvimento de agentes públicos e empresários no esquema que fraudou a celebração de dois contratos administrativos entre o município e as empresas Rode Bem Locação de Máquinas e Equipamentos Ltda. e G.J. Construções e Serviços Ltda.(Com informações MPDFT)

Reportar Erro