Eleições Limpas

Estudantes recolhem assinaturas para reforma política democrática

Estudantes esperam conseguir adesões para reforma política

acessibilidade:

Na esperança de recolher 1,6 milhões de assinaturas, estudantes e advogados lançam a campanha Eleições Limpas, que pretende colocar em votação projeto de lei de iniciativa popular para mudar as regras do sistema eleitoral no País. A ação corre concomitante à omissão no Congresso Nacional, que não apresenta uma proposta de reforma política nem decide se consulta a sociedade.

A Eleições Limpas será lançada no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (29), às 11h, na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estão à frente da iniciativa a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

O projeto trata-se de lei de iniciativa popular, nos mesmos moldes da lei da Ficha Limpa. A proposta é recolher 1,6 milhões de assinaturas (1% do eleitorado) para que o projeto entre diretamente em votação na pauta do legislativo federal. Motivado pelas recentes manifestações em todo o país, o lançamento do projeto ?Eleições Limpas? no Rio de Janeiro é aberto e deverá contar com a participarão de estudantes, movimentos sociais e outros grupos organizados da sociedade civil.

Reportar Erro