Eloísa Machado

Especialista critica decisões do Judiciário que pautam as eleições

'Não se pode permitir que o Judiciário escolha quem governa'

acessibilidade:

A especialista em Direitos Humanos e uma das coordenadoras do ‘Supremo em Pauta’ Eloísa Machado de Almeida afirma que “não se pode permitir que o Judiciário escolha quem governa e quem pode ser eleito”. Além disso, a advogada disse, em entrevista à Marina Rossi, publicada neste no domingo, 29, no jornal espanhol El País, que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem pautado cada vez mais as eleições presidenciais.

Eloísa afirma ainda que o juiz Sérgio Moro está “inaugurando uma queda de braço” com o STF. Isso porque o magistrado de Curitiba já decidiu que não vai enviar o caso sobre parte das delações que envolvem o processo do sítio de Atibaia, atribuído a Lula, para a Justiça de São Paulo.

“Imagino que muito em breve teremos um novo pronunciamento do Supremo sobre isso”.

Para Eloísa, parte das delações da Odebrecht que citam o ex-presidente Lula nos casos do sítio de Atibaia e do Instituto Lula mostram que Moro desafiam o STF.

Outro evento jurídico que foi o julgamento do ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, que presidiu o PSDB nacional também chamou a atenção da especialista. Para ela, houve um tratamento diferenciado para o tucano em relação ao dispensado ao petista. Devido ao julgamento não unânime no Tribunal de Justiça de Minas, nesta semana, Azeredo terá direito a um novo julgamento acerca da condenação de 20 anos de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro no caso conhecido como mensalão tucano. Ou seja, o ex-governador do PSDB não terá ainda de cumprir a pena antecipada.

Reportar Erro