Operação Câmbio Desligo

Sócio de ‘doleiro dos doleiros’, Farina é preso pela Interpol no Paraguai

Ele é investigado no âmbito da Operação Câmbio Desligo, da Lava Jato

acessibilidade:
Investigado na Lava Jato, doleiro Bruno Farina é preso no Paraguai. Foto: SNI Paraguai

O doleiro brasileiro Bruno Farina foi preso pela Interpol no Paraguai na noite desta quarta (26). Sócio de Dario Messer, considerado o “doleiro dos doleiros”, Farina é investigado no âmbito da Operação Câmbio Desligo, da Lava Jato, e estava foragido.

Farina foi encaminhado ao Departamento de Investigação de Crimes da Polícia Nacional e deverá ser expulso do país para ser apresentado às autoridades brasileiras.

Desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro, a Operação Câmbio Desligo denunciou 62 pessoas, entre eles Bruno Farina, Dario Messer e o ex-governador do estado Sérgio Cabral. O grupo é acusado de praticar crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro desde a década de 1990.

Segundo as investigações, os doleiros teriam movimentado cerca de R$ 1,6 bilhão em 52 países. Os valores eram movimentados por meio de operações de dólar-cabo, ou seja, a compra e venda de moeda, envolvendo transações bancárias no exterior.

A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) é baseada na delação premiada dos doleiros Cláudio Barboza e Vinícius Claret, o Juca Bala. Os delatores informaram ao MPF sobre o sistema Bankdrop, que seria utilizado pelo grupo e estava relacionado a mais de 3 mil offshores. O sistema era utilizado como uma conta-corrente, onde eram lançadas as informações dos clientes dos doleiros.

Reportar Erro