Renato de Ávila Viana

Ex-diplomata demitido é preso mais uma vez por violência doméstica

Ordem judicial decorre de um caso ocorrido em 2016

acessibilidade:
O ex-diplomata espancador é conhecido das autoridades e da crônica policiais.

Diplomata demitido em setembro deste ano do cargo de primeiro-secretário pelo Itamaraty, Renato de Ávila Viana foi preso mais uma vez por violência doméstica. O mandado expedido pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante é referente a um processo de 2016, quando foi acusado de agredir uma ex-namorada.

À época, o então diplomata — ligado a outros casos de agressão a mulheres, inclusive no exterior — chegou a ser preso em flagrante, mas foi solto logo em seguida. Em setembro, Viana foi preso por desacato, lesão corporal e violência contra a mulher. Nesse episódio, ele foi liberado ao pagar fiança no valor de R$ 1 mil.

Demissão
Viana foi demitido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), ao ser enquadrado por improbidade administrativa e por “descumprimento das normas que disciplinam a conduta pessoal e a vida privada do servidor público”.

A medida é resultado de processo administrativo disciplinar (PAD) aberto após denúncias da ex-namorada de Viana, no mesmo processo pelo qual o diplomata foi preso nesta terça (16). Conforme consta em ação judicial, o servidor do MRE arrancou o dente da companheira com uma cabeçada quando ela se recusou a voltar a namorar com ele.

Ao todo são sete denúncias de crimes. Ele já respondeu a três PADs na Corregedoria do Serviço Exterior do MRE, após registros de ataques a duas mulheres em outros países e a mais duas no Brasil. Em território estrangeiro, Renato Viana desfrutou da imunidade diplomática: as autoridades locais não puderam investigá-lo, precisando recorrer ao Itamaraty.

Reportar Erro