STF FRUSTRA GOLPE DO PT

DEFESA TENTOU GOLPE PARA LIMINAR SER RELATADA POR MARCO AURÉLIO

FACHIN DECIDE LIMINAR QUE O PT QUERIA NAS MÃOS DE MARCO AURÉLIO

acessibilidade:
Ministro Edson Fachin. Foto: Carlos Moura/SCO STF

A defesa do ex-presidente Lula tentou escolher o ministro Marco Aurélio para relatar a liminar para impedir a prisão do ex-presidente Lula, mas, como determina a regra, houve sorteio e o pedido acabou nas mãos do ministro Edson Fachin, que, por sua vez, o encaminhou à presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas a ministra Cármen Lúcia devolveu o processo ao próprio Fachin. A tentativa de golpe da defesa petista acabou sendo prejudicial à imagem do ministro Marco Aurélio. Para leigos, nas redes sociais, o ministro estaria “combinado” com Lula. Não é verdade.

Segundo despacho da ministra, não houve “qualquer irregularidade na distribuição livre”, ou seja, no sorteio do relator. “Determino sejam estes autos eletrônicos restituídos imediatamente ao ministro relator”, decidiu Cármen Lúcia. Ela afirmou que se trata de “situação jurídica incontroversa e absolutamente consolidada” e que a distribuição para Fachin observou “estritamente os ditames legais e regimentais”. Não há data para que Fachin decida sobre o pedido da defesa de Lula.

Nesta sexta-feira, Fachin já negou um pedido de habeas corpus impetrado pelo advogado Adinaldo Martins, que questionava a validade do resultado do julgamento da última quarta-feira. 4, no plenário do STF, em que os ministros decidiram, por 6 votos a 5, rejeitar um habeas corpus preventivo que havia sido pedido pela defesa de Lula.

Reportar Erro