'Inspiração nas trevas'

Decano do STF vê obscurantismo em censura a gibi com beijo gay na Bienal do Rio

Celso de Mello diz que medida anuncia novo e sombrio tempo de intolerância e repúdio à democracia

acessibilidade:

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, declarou ontem (7) que a censura imposta à Bienal do Rio ao livro infantojuvenil “Vingadores, A Cruzada das Crianças”, um gibi, por causa de um beijo entre dois homens, tem origem em “mentes retrógradas e cultoras do obscurantismo” que se inspiram nas “trevas que dominam o poder do Estado”.

A fala do ministro foi divulgada no mesmo dia em que o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Claudio de Mello Tavares, autorizou a Prefeitura do Rio a recolher o gibi da Marvel e demais que ilustrassem o tema da homossexualidade comercializadas na Bienal, por entender que “atentam contra o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA”, se não estiverem lacradas e com advertência sobre seu conteúdo.

A decisão foi tomada a pedido do prefeito Marcelo Crivella (PRB). E o ministro considerou a atitude como fato gravíssimo a anunciar um novo e sombrio tempo de intolerância, de repressão ao pensamento, de interdição ostensiva ao pluralismo de ideias e de repúdio ao princípio democrático.

Leia a manifestação do ministro, enviada à colunista Mônica Bérgamo, da Folha:

O que está a acontecer no Rio de Janeiro constitui fato gravíssimo, pois traduz o registro preocupante de que, sob o signo do retrocesso — cuja inspiração resulta das trevas que dominam o poder do Estado —, um novo e sombrio tempo se anuncia: o tempo da intolerância, da repressão ao pensamento, da interdição ostensiva ao pluralismo de ideias e do repúdio ao princípio democrático!!!!

Mentes retrógradas e cultoras do obscurantismo e apologistas de uma sociedade distópica erigem-se, por ilegítima autoproclamação, à inaceitável condição de sumos sacerdotes da ética e dos padrões morais e culturais que pretendem impor, com o apoio de seus acólitos, aos cidadãos da República!!!

Uma República fundada no princípio da liberdade e estruturada sob o signo da ideia democrática não pode admitir, sob pena de ser infiel à sua própria razão de ser, que os curadores do poder subvertam valores essenciais como aquele que consagra a liberdade de manifestação do pensamento!!!!

Reportar Erro