Pautas prioritárias

Como presidente do STF, Dias Toffoli quer rediscutir teto do funcionalismo público

Ministro pretende ainda implantar mudanças na gestão dos processos na corte, como maior utilização do plenário virtual

acessibilidade:
Ministro Antonio Dias Toffoli assume a Presidência do STF até 2020. Foto: CNJ

O novo presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Dias Toffoli, informou nesta segunda (17) que vai propor a rediscussão do teto do funcionalismo público, que hoje é atrelado ao salário dos ministros.

Entre os temas considerados prioritários pelo novo presidente da Corte estão também a melhoria do sistema prisional e o enfrentamento aos homicídios, que superam a marca dos 60 mil por ano em todo o país.

Toffoli defendeu que os condenados por homicídio devem ter a pena executada logo após a condenação pelo Tribunal do Júri, sem a possibilidade de apelar em liberdade.

Gestão de processos

Outro assunto discutido pelo ministro durante um café da manhã com jornalistas que cobrem o Supremo nesta segunda foi a implantação de mudanças na gestão de processos na Corte. Entre as mudanças estão uma maior utilização do plenário virtual, em que os ministros voltam online; a aplicação de filtros antes da distribuição de alguns tipos de processo; e a priorização dos julgamentos de casos com repercussão geral.

Segundo Toffoli, essas medidas visam agilizar o trabalho do Supremo, que hoje tem mais de mil processos esperando para serem analisados em plenário. “Isso [o plenário virtual] não vai diminuir o plenário maior, porque as grandes causas vão continuar no plenário maior”, disse.

Questionado sobre o fato dos votos serem sigilosos no plenário virtual e a sociedade só ficar sabendo do resultado ao final do julgamento, o presidente do STF afirmou ser a favor de que o sistema mude para dar publicidade aos votos em tempo real. A mudança, no entanto, dependeria de uma decisão em conjunto entre os ministros do Supremo, declarou Toffoli.

Reportar Erro