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Começa a obra na barragem do Paranoá, e MPDFT quer proibir trânsito no local

A previsão do DER-DF é que dentro de 15 dias o trabalho seja concluído

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Investigação iniciada pela Prodema em dezembro de 2017 mostra que há risco no uso contínuo da via

As obras para revitalização da pista da barragem do Lago Paranoá começaram nesta quarta-feira (6), a previsão do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) é que dentro de 15 dias o trabalho seja concluído. Os reparos ocorrem como uma forma de precaução, e foram anunciados pelo presidente da CEB, em janeiro.

Além do recapeamento de 630 metros, haverá o reforço de 5 com de cm de pavimento asfáltico e limpeza das saídas de água, drenagem.

Para evitar maiores transtornos para a população, cerca de 30 mil pessoas passam por ali diariamente, o trabalho de recuperação começam na via sentido Paranoá-Lago Sul e, em seguida, na via contrária. Agentes do DER farão uma operação pare e siga, alternando o sentido do trânsito conforme a demanda.

A partir de 1º de março, será proibido o trânsito de caminhões e veículos de carga pesada (acima de dois eixos) no local.

MPDFT não quer trânsito na barragem

A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), ajuizou uma ação contra o DER e a CEB com objetivo de obriga-los a construir uma nova ligação entre a DF-001 (Estrada Parque do Contorno) e a DF-025 (Estrada Parque Dom Bosco).

Com isso, a rodovia que fica em cima da barragem, só serviria para trabalhos de manutenção da usina hidrelétrica. Para o MPDFT “a omissão dos réus é grave e deve ser prontamente corrigida pelo Poder Judiciário a fim de evitar tragédias e desastres causados pelo uso abusivo da estrada de serviço da Barragem do Paranoá”.

A promotoria também é contra a obra de revitalização, que teve início hoje. Na ação, pede que seja concedida liminar para impedir os réus de instalar ou autorizar qualquer empreendimento, obra ou serviço que leve ao aumento de trânsito sobre a estrada até que a nova ligação esteja concluída.

A Prodema considera que projetos como o Itapoã Parque, o Paranoá Parque e o Polo Tecnológico sobrecarregam ainda mais o trânsito no local. “O adensamento populacional, a falta de planejamento e a omissão dos réus por anos a fio causam a sobrecarga da estrada de serviço e põem em risco a integridade da barragem”.

A ação é resultado da força-tarefa criada pelo MPDFT para acompanhar as medidas adotadas pelo Distrito Federal a fim de garantir a manutenção de pontes, passarelas e viadutos.

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