Lavagem e associação criminosa

Cavendish, Cachoeira e mais 13 são condenados na Operação Saqueador

Operação apurou a lavagem de dinheiro da empreiteira Delta

acessibilidade:
Cavendish foi sentenciado a 4 anos, 2 meses; Cachoeira pegou 9 anos e 6 meses (Foto: Reprodução)

O empresário Fernando Cavendish, dono da Delta Engenharia, o contraventor Carlinhos Cachoeira, e o doleiro e delator Adir Assad foram condenados nesta quarta-feira por lavagem de dinheiro e associação criminosa no processo da Operação Saqueador, desdobramento da Lava Jato no Rio.

A denúncia afirma que, para desviar aproximadamente R$ 370 milhões dos cofres públicos, a Delta utilizou 18 empresas de fachada e firmou diversos contratos fraudulentos, que não apresentaram qualquer causa econômica ou ligação direta com as obras efetivadas. As empresas fantasmas por meio das quais a lavagem de dinheiro era feita eram de Assad e Carlinhos Cachoeira.

O juiz federal Marcelo Bretas ainda condenou outras 12 pessoas na mesma ação.

Cavendish foi sentenciado a 4 anos, 2 meses e 10 dias. Cachoeira e Adir Assad pegaram 9 anos e 6 meses – segundo o magistrado, eles integravam o núcleo financeiro da suposta organização criminosa e Cavendish teria o papel de ‘principal idealizador dos esquemas ilícitos perscrutados’ e ‘beneficiário das práticas de lavagem de dinheiro imputadas’. Os recursos ilicitos eram usados para pagar propina a políticos.

“A quadrilha liderada por FERNANDO CAVENDISH utilizava a DELTA CONSTRUÇÕES S/A como um instrumento para encobrir as ações criminosas de seus membros e funcionários, acompanhado de diretores regionais da empresa e funcionários da área administrativa e financeira, transferindo vultosos recursos a empresas “fantasmas”, como forma de dissimular o desvio de recursos públicos e o consequente pagamento de propinas a agentes estatais”, anotou.

Reportar Erro