Nesta quarta

Habeas Corpus de Palocci e Maluf estão na pauta do supremo

Ministros julgam ainda liminar que autorizou a prisão domiciliar de Maluf

acessibilidade:
Palocci está preso desde setembro de 2016 na Lava Jato

Os pedidos de habeas corpus impetrados pelas defesas do ex-ministro dos governos Lula e Dilma Antonio Palocci e do deputado afastado Paulo Maluf estão na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta (11).

Os advogados de Palocci, preso desde setembro de 2016, pedem a revogação da prisão preventiva, alegando falta de fundamentação para a manutenção da prisão e de constrangimento ilegal imposto ao petista. Palocci foi condenado na Lava Jato a 12 anos e dois meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Já a defesa de Maluf contesta a execução da pena do deputado afastado e pedem o julgamento do recurso contra a sentença. Maluf foi condenado a 7 anos e 9 meses de prisão por lavagem de dinheiro durante o seu mandato como prefeito de São Paulo, entre 1993 e 1996.

O deputado começou a cumprir a pena em dezembro do ano passado por ordem do ministro do Supremo Edson Fachin. Porém, em março, o ministro também do STF Dias Toffoli concedeu liminar para que o ex-prefeito cumprisse prisão domiciliar por causa do seu grave estado de saúde. A decisão de Dias Toffoli também será analisada no plenário da Corte nesta quarta.

Reportar Erro