Sempre ele

Juiz Sérgio Moro ouve Marcelo Odebrecht sobre ‘setor de propinas’

Juiz quer saber como era feita a 'contabilidade paralela' e logística de pagamento

Juiz Sérgio Moro ouve Marcelo Odebrecht sobre ‘setor de propinas’

Marcelo Odebrecht não consegue reduzir pena imposta na Lava Jato. Foto: Arquivo EBC

O juiz Sérgio Moro vai ouvir nesta segunda-feira (6) o empresário Marcelo Odebrecht e dois ex-funcionários da empreiteira, o executivo Hilberto Mascarenhas, apontado como o responsável pelo “setor de propinas”, e a ex-secretária Maria Lúcia Tavares.

Objetivo dos depoimentos é esclarecer como eram feitos os pagamentos de propinas para políticos e agentes públicos, por meio desta contabilidade paralela. As oitivas desta tarde, fazem parte do processo decorrente da Operação Xepa, 26ª fase da Operação Lava Jato que teve início graças as declarações de Maria Lúcia Tavares, durante sua delação premiada.

Essa ação estava parada desde 2016, pois alguns dos acusados estavam em negociações de delações premiadas. Com o fim das negociações, o Ministério Público Federal (MPF) pediu o prosseguimento do processo.

Moro também vai ouvir na quarta-feira (8), os ex-funcionários da empreiteira Angela Palmeira Ferreira, Luiz Eduardo da Richa Soares e Isaias Ubiraci Santos. Na sexta-feira (10) serão ouvidos, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari e o casal de marqueteiros Monica Moura e João Santana.

Francine Marquez
Francine Marquez
| Atualizado