Economia

IPCA do Distrito Federal tem pequeno crescimento em janeiro deste ano

Avanço foi de 0,05% entre dezembro de 2018 e o primeiro mês deste ano

IPCA do Distrito Federal tem pequeno crescimento em janeiro deste ano

Alimentos. Foto: Luiz Costa/SMCS

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Distrito Federal teve avanço de 0,05% de dezembro de 2018 para janeiro deste ano — enquanto a média nacional da inflação oficial ficou em 0,32%.

De acordo com dados divulgados nesta sexta (8) pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o setor que mais contribui com o resultado do índice foi o de transportes. O grupo registrou variação negativa de 1,10%, com recuos principalmente em itens como gasolina (-3,36%) e passagens aéreas (-2,88%).

Já entre os grupos que registraram variações positivas está o de alimentação e bebidas, com um aumento de 1,04%. De acordo com a Codeplan, o aumento nesse setor já era esperado nesta época do ano.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação com redimentos entre um e cinco salários mínimos, registrou um avanço de 0,11%. O valor foi maior que o registrado pelo IPCA, porque aumento no preço de itens como alimentação e bebidas pesam mais para famílias de renda mais baixa.

Iana Caramori
Iana Caramori
| Atualizado