Mais mortes virão

Zelensky usa reunião do G7 para pedir mais armas

Presidente ucraniano não parece tratar uma saída diplomática como opção para encerrar a guerra que tem destruído vidas e o país

acessibilidade:
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, critica posição de Lula sobre conflito Rússia x Ucrânia Foto: Divulgação

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, não parece tratar a diplomacia como possibilidade para encerrar a guerra e disse que vai pedir mais armas e ajuda militar na reunião do G7, iniciada neste domingo (26).

Em vídeo dirigido aos ucranianos, Zelenskiy disse que a Ucrânia precisa, “mais do que qualquer outro lugar do mundo”, de “sistemas modernos” de defesa militar presentes em vários países do ocidente.

A Força Aérea da Ucrânia anunciou no sábado um “ataque russo maciço com mais de 50 mísseis de vários tipos disparados do ar, mar e terra”, destacando que os mísseis utilizados são “extremamente difíceis” de interceptar pelas defesas ucranianas.

Zelenskiy disse que as tropas russas foram “forçadas a organizar uma chuva de mísseis” tendo como alvo “cidades de todo o país”, devido à duração do conflito, que já se estende por cinco meses.

O líder da Ucrânia admitiu que os ataques criam uma pressão “calculada nas emoções” da população.

“Esta é uma fase moralmente difícil da guerra. Sabemos que o inimigo não terá sucesso, entendemos que ainda podemos defender o nosso estado, mas não vemos os limites temporais”, disse.

Zelenskiy garantiu, ainda assim, que “nenhum míssil russo, nenhum ataque pode quebrar o espírito dos ucranianos”.

“Cada um dos mísseis [russos] é um argumento” que a Ucrânia pode usar nas negociações com os aliados, defendeu o Presidente.

O líder ucraniano acrescentou que irá reiterar nas reuniões do G7 e da Otan que os atuais pacotes de sanções contra a Rússia são insuficientes. (Com informações da ABr)

Reportar Erro