Parceria

Volkswagen e Ford firmam aliança para produção de novos produtos

Anúncio foi feito durante o Salão Internacional do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos

acessibilidade:
Jim Hackett, CEO da Ford e Herbert Diess, CEO da Volkswagen Group assinam acordo de aliança entre as duas empresas. Foto: Ford/Divulgação

A Volkswagen e a Ford confirmaram, durante o Salão Internacional do Automóvel de Detroit, realizado entre 14 e 27 de janeiro na cidade americana, a criação da aliança entre as duas montadoras. Inicialmente, o intuito das empresas é focar no mercado de vans comerciais e picapes médias.

Segundo elas, o acordo não envolve troca de ações e um comitê conjunto com executivos de ambas as marcas, e liderado pelos seus presidentes, Dr. Herbert Diess, da Volkswagen e Jim Hackett, da Ford, irá comandar a aliança.

De acordo com o comunicado, a Ford focará no desenvolvimento das picapes e vans grandes, enquanto a Volkswagen será responsável pela produção de uma van urbana. O primeiro produto já tem data de lançamento. Uma caminhonete média está prevista para chegar às ruas em 2022. Além disso, segundo as montadoras, a aliança vai gerar ganhos significativos de escala e eficiência e permitirá a ambas as empresas compartilharem investimentos em arquiteturas de veículos que abrangem diferentes capacidades e tecnologias.

As duas também assinaram um memorando de intenções que visa estudar a colaboração em modelos autônomos, elétricos e serviços de mobilidade.

Reportar Erro