Sugestões sexuais

Vice-ministro japonês renuncia após suposto abuso a jornalistas

Sugestões sexuais feitas por Junichi Fukuda foram gravadas pelas jornalistas

acessibilidade:
Vice-ministro japonês, Junichi Fukuda, após acusações de abuso sexual (foto: Konosuke Urata)

O vice-ministro japonês, Junichi Fukuda, renunciou após ser acusado de abusar sexualmente várias jornalistas. A demissão foi anunciada pelo ministro do departamento, Tao Aso, nesta quarta (18).

No mês passado, o jornal The Sukan Shincho publicou uma matéria em que alegavam que Fukuda fez sugestões sexuais a várias jornalistas que não tiveram as identidades reveladas. Muitos desses assédios foram gravados. Ele foi acusado de pedir abraços e tocar nos peitos das mulheres, além de insinuar que as jornalistas fossem com Fukuda a um hotel.

As investigações vão continuar por meio de uma firma jurídica externa, segundo um comunicado do Ministério de Finanças. Antes, o caso estava sendo tratado de maneira interna por subordinados do próprio vice-ministro, que nega os assédios.

Até agora, o ministro de Finanças vinha apoiando Fukuda e chegou a pedir que as mulheres revelassem suas identidades e abrissem um processo na Justiça para que o caso se tornasse credível. As declarações geraram polêmica no país.

Nesta segunda (16), o vice-ministro negou que tinha intenção de sair do governo. No entanto, nas declarações desta quarta, Fukuda afirmou que tinha decidido se demitir para “limpar o seu nome”.

Reportar Erro