Uruguai

Com vitória apertada, Lacalle derrota a esquerda, no poder há 15 anos

Com 100% dos votos apurados, futuro presidente livra o Uruguai do domínio da Frente Ampla

acessibilidade:
A vitória de Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, pôs fim a quinze anos de mando da esquerda no Uruguai.

O advogado Luis Lacalle Pou, candidato do Partido Nacional, põe fim a quinze anos de domínio da esquerda no Uruguai, nas eleições presidenciais disputadas em segundo turno. Com 100% dos votos apurados, Lacalle somava 48,7% do total, contra 47,5% do governista Daniel Martínez, da Frente Ampla, confirmando pesquisas de boca de urna divulgadas logo após o encerramento da votação.

Alegando a lei eleitoral uruguaia, as autoridades diferença reduzia a impede de proclamar o resultado final. Mais cedo, as pesquisas de boca de urna indicavam vitória apertada de Lacalle Pou. O instituto Cifra apontou Lacalle Pou com 49%, contra 47% de Martínez, enquanto o Opción registrava 48,8% contyra 47,2% e o Factum cravou empate em 48,2%. O mandato do atual presidente, Tabaré Vázquez, termina em janeiro.

No primeiro turno, Lacalle Pou obteve menos votos que Matínez, mas as pesquisas já indicavam sua vitória contra a esquerda no segundo turno das eleições presidenciais do Uruguai.

Lacalle obteve apoio do liberal Ernesto Talvi e do nacionalista Guido Manini Ríos, os dois candidatos derrotados mais bem votados no primeiro turno.

Reportar Erro