Sem futebol na guerra

Uefa tira da Rússia final da Liga dos Campeões, e a transfere para Paris

Jogo foi retirado de São Petersburgo em função da invasão russa à Ucrânia

acessibilidade:
Estádio de São Petersburgo, na Rússia, não sediará final da Champions em 2022, por causa da guerra à Ucrânia. Foto: Reprodução Pixabay

Motivada pela invasão da Rússia à Ucrânia, a União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) anunciou nesta sexta-feira (25) que a cidade russa de São Petersburgo não vai mais sediar a final da atual edição da Liga dos Campeões da Uefa, a Champions League. Este que é um dos mais importantes confronto do futebol mundial foi realocado para Paris, na França.

Segundo informações da ANSA, a decisão da entidade foi tomada em uma reunião extraordinária em Nyon, na Suíça, após a Rússia iniciar uma guerra para tomar a Ucrânia. O jogo estava marcado para ser disputado no Estádio Krestovsky em 28 de maio.

A nova sede da final da Champions League será o Stade de France, que recebeu pela última vez uma decisão da principal competição de clubes da Europa na temporada 2005/2006. A Uefa ainda fez um agradecimento ao presidente da França, Emmanuel Macron.

“A Uefa gostaria de agradecer ao presidente da França, Emmanuel Macron, pelo seu apoio e comprometimento para que a partida de clubes mais prestigiada da Europa fosse transferida para França, neste tempo de crise. Ao lado do governo francês, a Uefa fornecerá suporte para resgatar jogadores e suas famílias na Ucrânia”, destacou a entidade máxima do futebol europeu.

Na cúpula, a Uefa decidiu que os times russos e ucranianos, bem como as seleções envolvidas em competições, deverão entrar em campo em estádios neutros “até segunda ordem”.

Essa é a segunda vez que a final da Liga dos Campeões precisa ser retirada de São Petersburgo. A cidade iria a receber a decisão da edição de 2020/21, mas o duelo foi realocado por conta da pandemia de covid-19.

O Kremlin afirmou que é uma “vergonha” a decisão da Uefa de retirar a final da Liga dos Campeões de São Petersburgo.

Trégua olímpica violada

O Comitê Olímpico Internacional (COI) condenou nesta sexta-feira (25) a violação das regras da “Trégua Olímpica” pelos governos da Rússia e de Belarus.

O tratado, que foi aprovado no ano passado pela Organização das Nações Unidas (ONU), mira evitar que as nações travem conflitos armados antes e depois das Olimpíadas e das Paralimpíadas.

“O COI insta todas as federações esportivas internacionais a transferir ou cancelar seus eventos esportivos atualmente programados na Rússia ou em Belarus, além de dar prioridade absoluta à segurança e proteção dos atletas”, informou o COI. (Com informações da ANSA)

Reportar Erro