Mais Lidas

What?

Trump sugeriu construção de muro no Saara para deter imigrantes, diz Espanha

O deserto, que ocupa quase todo o norte da África, mede cerca de 4.800 km de leste a oeste

acessibilidade:
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: NATO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu ao ministro das Relações Exteriores da Espanha, Josep Borrel, a construção de um muro no deserto do Saara para barrar a imigração da África para a Europa.

A proposta de Trump se assemelha a seu projeto de muro na fronteira com o México – que ainda não saiu do papel.

“Fechar os portos não é solução, como tampouco é solução construir um muro no Saara, como me sugeriu o presidente Trump recentemente”, afirmou Borrell durante um almoço com jornalistas. Não ficou claro pela mídia espanhola se Trump estava falando de brincadeira. A Casa Branca não respondeu, até o momento, aos pedidos do “Washington Post” para comentar o episódio.

Borrell, que no ano passado presidiu o Parlamento Europeu, questionou: “Mas o senhor sabe como é grande o Saara?”.

Ao que Trump respondeu: “Não pode ser maior que a fronteira entre os EUA e o México”.

E acrescentou: “Façam vocês um muro que cerce o Saara”.

O deserto, que ocupa quase todo o norte da África, mede cerca de 4.800 km de leste a oeste.

O muro que Trump quer construir na fronteira mexicana mediria cerca de 3.200 km, a um custo de cerca de US$ 20 bilhões (R$ 82,25 bilhões), segundo algumas estimativas.

O fluxo migratório para a Europa se intensificou em 2015 e tem duas origens principais: sírios que fogem da guerra civil que já dura sete anos e africanos que abandonam seus países por pobreza, violência e perseguição. Desde o ano passado, no entanto, houve redução do número de pessoas que buscam chegar à Europa pela rota do Saara, cruzando o Mediterrâneo a partir principalmente da Líbia, em direção à Itália, ou do Marrocos, em direção à Espanha.