Fazendo História

Trump se torna o primeiro presidente dos EUA a entrar em solo norte-coreano

Presidente propôs encontro com o ditador Kim Jong Un pelo Twitter

acessibilidade:
Donald Trump e Kim Jong Un se encontram na fronteira entre a Coreia do Sul e a do Norte. Foto: Dan Scavino Jr./Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontrou com o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong Un, neste domingo (30), na Zona Desmilitarizada entre as Coreias do Sul e Norte.

Após um aperto de mão entre os dois líderes, Trump cruzou a fronteira e se tornou o primeiro presidente norte-americano a pisar em solo norte-coreano.

De acordo com a CNN, Trump teria dado alguns passos além da fronteira e depois voltado ao lado sul-coreano, onde se reuniram com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. O presidente norte-americano teria se dito orgulhoso de atravessar a fronteira, concluindo que esse seria “um grande dia para o mundo”.

Já Kim Jong Un teria dito que nunca esperava encontrar Trump na fronteira entre as duas Coreias. Horas mais tarde, em sua conta no Twitter, Trump voltou a falar sobre o assunto: “pisei em solo norte-coreano, uma grande declaração para todos e uma grande honra”.

Ao pisar no lado norte-coreano, Trump cumprimenta Kim Jong Un.

É a terceira vez que o Trump e Kim Jong Un se encontram. O último foi há apenas quatro meses, quando não houve um progresso na tentativa dos Estados Unidos de pressionar a desnuclearização na Coreia do Norte.

A proposta do encontro deste domingo foi feito por Trump em sua conta no Twitter. “Se o presidente Kim, da Coreia do Norte, vir isto aqui, eu o encontraria na fronteira/DMZ apenas para apertar sua mão e dizer oi”, afirmou Trump.

Confira um vídeo do momento do encontro:

Reportar Erro