Entre as duas Coreias

Trump propõe encontro com ditador norte-coreano em zona desmilitarizada

Coreia do Norte afirma que encontro seria "significativo", mas que não recebeu convite oficial

acessibilidade:
Foto: Shealah Craighead/Casa Branca.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs um encontro com o ditador norte-coreano, Kim Jong Un, neste fim de semana, de acordo com informações divulgadas pela Reuters.

O encontro aconteceria na zona desmilitarizada entre as Coreias do Sul e Norte. Caso ocorra, esse seria o terceiro encontro entre os dois líderes.

O último foi há apenas quatro meses, quando não houve um progresso na tentativa dos Estados Unidos de pressionar a desnuclearização na Coreia do Norte.

A proposta foi feita por Trump em uma postagem em sua conta no Twitter. O presidente norte-americano está na Coreia do Sul, após participar da Cúpula do G20 em Osaka, no Japão.

“Uma vez lá, se o presidente Kim, da Coreia do Norte, vir isto aqui, eu o encontraria na fronteira/DMZ apenas para apertar sua mão e dizer oi”, afirmou Trump. “Acabei de pensar nisso esta manhã.”

O norte-americano disse ainda que os dois “se dão muito bem” e que se veriam por dois minutos, já que “é tudo o que podemos”.

A Coreia do Norte afirmou que um encontro entre os dois seria “significativo”, embora não tenha recebido uma proposta oficial, segundo a vice-ministra de Relações Exteriores norte-coreana.

Reportar Erro