Mid term

Trump perde a maioria das cadeiras na Câmara, mas mantém apoio no Senado

Espera-se que deputados democratas barrem parte das medidas controversas do presidente republicano

acessibilidade:
Norte-americanos foram às urnas nesta terça. Foto: Michael Appleton / Gabinete de Fotografia da Prefeitura

A oposição ao governo Donald Trump conquistou nesta quarta (7) a maioria das cadeiras da Câmara dos Representantes, de acordo com o que apontam os resultados das eleições de meio-mandato dos Estados Unidos.

Os democratas precisavam de 23 lugares na Casa para retomar o controle. Segundo o jornal norte-americano The New York Times, o partido já havia garantido 24 cadeiras. Até então, o placar na Câmara era 206 democratas contra 188 republicanos. Os norte-americanos foram às urnas para renovar todos os 435 deputados.

Com o resultado na Câmara, espera-se que os democratas barrem parte das medidas controversas de Trump e realizem mais investigações contra o governo do republicano, aumentando a polarização entre Executivo e Legislativo nos Estados Unidos.

Já no Senado, onde 35 dos 100 assentos estavam em jogo, os republicanos mantêm a maioria: até o início dessa madrugada, o partido de Donald Trump contava com 51 cadeiras. Em algumas das disputas mais acirradas, os candidatos republicanos ao Senado saíram vencedores — como na Flórida, Texas e Missouri.

Outras vitórias ganharam destaque: Alexandria Ocasio-Cortez, de 29 anos, se tornou a mulher mais jovem a ir ao Congresso; Ayanna Pressley é a primeira mulher negra a representar o estado de Massachusetts na Câmara; e Ilhan Omar é a primeira mulher mulçumana a ser eleita para o Congresso.

Nesta terça (6), os norte-americanos escolheram ainda governadores de 36 estados e três territórios, além de deputados estaduais e representantes distritais (municipais). (Com informações da Folha Press)

Reportar Erro