Conversas telefônicas

Trump e presidente eleito do México conversam sobre imigração e comércio

Americano telefonou para Andrés Obrador e os dois conversaram por cerca de meia hora

acessibilidade:

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, e o presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, conhecido como AMLO, conversaram por cerca de meia hora por telefone nesta segunda (2), um dia depois da vitória do esquerdista nas eleições presidenciais mexicanas.

“Acabo de falar com o presidente eleito do México. Acho que a relação vai ser muito boa. Tivemos uma ótima conserva. Acho que vai tentar nos ajudar com a fronteira”, disse Trump, lembrando a posição dos EUA em relação aos imigrantes ilegais.

Por sua vez, Obrador informou, via Twitter, que propôs “a análise de um acordo global, projetos de desenvolvimento que gerem empregos no México e, paralelamente, reduzam a migração e melhorem a segurança”.

AMLO disse que o tom da conversa foi respeitável e que representantes dos dois governos irão se encontrar.

Além da crise envolvendo a migração, incluindo o muro que Trump quer construir na fronteira , os dois países têm pela frente duras discussões comerciais.

O governo americano busca renegociar o Nafta (acordo de livre comércio da América do Norte, que inclui ainda o Canadá), que diz desfavorecer os americanos. AMLO diz que quer manter seu país no acordo, desde que o México continue sendo beneficiado. (com Folhapress)

Reportar Erro