Fim da separação

Trump determina que agências do governo reúnam famílias separadas

Presidente americano assinou decreto para reverter a separação de pais e filhos na fronteira

acessibilidade:
Foto: Reprodução/Twitter

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu às agências federais que comecem a reunir pais e filhos que foram separados na fronteira com o México ao entrarem ilegalmente no país desde abril deste ano.

Trump instruiu os departamentos de Justiça, Segurança Interna e Saúde e Serviços Humanos “a trabalharem juntos para manter as famílias de imigrantes juntas durante o processo de imigração e reaproximar os grupos previamente separados”.

O anúncio ocorre um dia após Trump ter assinado ordem para suspender a separação de famílias de imigrantes.

O decreto, um recuo incomum para o presidente, transfere pais com crianças para o início da fila de procedimentos de imigração, mas não encerra a política de “tolerância zero” que exige processos contra imigrantes que atravessem a fronteira ilegalmente.

Nesta quinta-feira também, a primeira-dama, Melania Trump, fez uma visita não anunciada à fronteira com o México para acompanhar a situação em um dos centros que abrigam as crianças e conversou com profissionais que trabalham no local.

Segundo a imprensa norte-americana, Melania tem trabalhado nos bastidores para ajudar as crianças imigrantes, incluindo conversas particulares com o marido para que tome medidas a fim de manter as famílias unidas.

Reportar Erro