Imigração ilegal

Trump culpa democratas por separação de famílias nas fronteiras

Desde maio a lei passou a ser mais rígida com os imigrantes ilegais

acessibilidade:
“Foto: (Michael Reynolds/EFE)

O presidente Donald Trump acusou o Partido Democrata pela separação de crianças e pais que tentam cruzar ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos com o México.

“Eu odeio as crianças sendo retiradas de seus pais. Os democratas têm que mudar a lei. Essa é uma lei deles”, disse Trump.

O governo passou a aplicar em maio uma rigorosa normativa onde as famílias que entram de forma clandestina no país são imediatamente separadas e as crianças menores levadas para instalações desconhecidas por seus pais.

Trump já tinha culpado os democratas pela separação de famílias em uma mensagem pelo Twitter, no início de junho. Na ocasião, o presidente disse que a separação de famílias na fronteira era culpa das “más leis aprovadas pelos democratas”, em referência ao fato de que a normativa foi elaborada durante o governo de Barack Obama, apesar de ter sido aplicada apenas em casos excepcionais.

Uma reportagem do jornal The New York Times, publicada em abril, revelou que, desde outubro do ano passado, mais de 700 crianças que imigraram aos EUA foram separadas de adultos que alegavam ser seus pais.

Reportar Erro