IDAS E VINDAS

Trump confirma reunião com Kim Jong-un em 12 de junho

Reunião com ditador norte-coreano havia sido cancelada há uma semana

acessibilidade:
Donaldo Trump e Kim Jong-un têm encontro marcado (Fotos: Getty)

Uma semana depois de anunciar o cancelamento de sua reunião com Kim Jong-un, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recuou e confirmou hoje (1º) que se encontrará com o líder norte-coreano, no dia 12 de junho, para a cúpula entre Washington e Pyongyang.

A decisão foi tomada após reunião com o general Kim Yong Chol, braço direito de Kim Jong-un, que entregou uma carta do líder norte-coreano a Trump, na tarde desta sexta-feira.

Na carta, segundo antecipou o jornal “The Wall Street Journal”, o líder norte-coreano expressou seu interesse em reunir-se com Trump, sem fazer grandes concessões e nem ameaças.

A visita de Kim Yong-chol é a primeira de um alto funcionário norte-coreano à Casa Branca desde 2000, quando o chefe do exército da Coreia do Norte, Cho Myong Rok, se reuniu com o então presidente Bill Clinton e o convidou a visitar Pyongyang para falar sobre seus programas nucleares e de mísseis.

O general viajou para Washington depois de dois dias de reuniões em Nova York com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

Pompeo se mostrou otimista ao fim da reunião com o braço-direito de Kim e garantiu que as discussões com a Coreia do Norte estão “no caminho certo”.

Na quinta-feira (31) Trump já tinha voltado a se mostrar otimista no sobre o assunto.

“Esperamos realizar a cúpula no dia 12 (…). Pode ser que não baste uma reunião, talvez aconteçam duas ou três, ou nenhuma”, disse Trump.

Reportar Erro