Preparativos

Trump confirma encontro entre diretor da CIA e presidente norte-coreano

Presidente americano deve se reunir com Kim Jong-un até junho

acessibilidade:
Encontro 'correu muito suavemente e uma boa relação foi formada', disse o presidente americano em sua conta no Twitter (Foto: Reprodução)

O presidente Donald Trump confirmou hoje (18) que Estados Unidos e Coreia do Norte tiveram um encontro entre o diretor da CIA, Mike Pompeo, e o líder norte-coreano Kim Jong-un na semana passada. Este foi o primeiro encontro de alto nível entre os dois países em 18 anos. A reunião, realizada em caráter sigiloso, faz parte do contexto de aproximação entre os dois países e tem como objetivo preparar um eventual encontro entre Trump e Kim Jong-un, que deve acontecer entre maio e junho.

“Mike Pompeo se encontrou com Kim Jong-un na Coreia do Norte semana passada. Foi um encontro. A reunião transcorreu de forma tranquila com a formação de um bom relacionamento”, escreveu. Ele completou que agora estão sendo preparados detalhes para o encontro. “A desnuclearização será uma grande coisa para o mundo, mas também para a Coreia do Norte”.

A notícia do encontro foi divulgada na noite dessa terça-feira (17) A informação havia sido divulgada anteriormente pelo jornal Washington Post e só foi confirmada hoje, pelo próprio presidente.

Desde março, Washington e Pyongyang estão dialogando. Um canal de comunicação foi estabelecido durante a gestão do ex-secretário de estado Rex Tillerson, que deixou o cargo naquele mesmo mês. O novo secretário será o diretor da CIA, Mike Pompeo.

No mês passado, Trump também aceitou um convite feito por Jong-un, para um encontro entre os dois países. Caso seja realizado, será o primeiro na história entre chefes de Estado dos dois países. O encontro realizado em 2000 foi entre a então secretária de estado dos Estados Unidos, Madeleine Albright e Kim Jong-il, pai e antecessor de Kim Jong-Un.

Foi com vista à preparação dessa cimeira histórica que Mike Pompeo se reuniu com o líder norte-coreano, na semana passada, no primeiro encontro de alto nível entre os dois países desde 2000, quando a então secretária de Estado norte-americana, Madeleine Albright, se encontrou com Kim Jong-il, pai do atual líder da Coreia do Norte. (ABr)

Reportar Erro