Guerra quente

Trump anuncia que vai encerrar tratado de armas nucleares com a Rússia

Presidente americano afirmou que os russos violam o acordo há anos e criticou Obama

acessibilidade:
Presidente americano afirmou que os russos violam o acordo há anos e criticou Obama por não ter deixado o acordo antes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado que seu governo vai encerrar o tratado de armas nucleares de médio e curto alcance (INF, na sigla em inglês), que o país assinou em 1987 com a Rússia, ao
acusar Moscou de tê-lo violado.

Após finalizar um comício de campanha em Nevada, para as eleições as legislativas de novembro, Trump confirmou a notícia ao ser perguntado pelos jornalistas. “A Rússia violou o acordo. Esteve violando-o durante muitos anos e não sei por que o [ex-] presidente [Barack] Obama não negociou nem se retirou dele”, declarou Trump.

A imprensa americana tinha antecipado que o assessor de segurança nacional de Trump, John Bolton, pressionou o presidente para sair do acordo, argumentando que a Rússia o violou ao desenvolver um novo míssil.

Justamente no momento em que Bolton viaja para Moscou onde se espera reunir com altos funcionários do governo de Vladimir Putin. “Não vamos deixar que eles violem um acordo nuclear e façam armas e não nos permita fazê-las. Nós temos nos mantido no acordo e respeitamos o acordo, mas infelizmente, a Rússia não o respeitou, por isso que vamos rescindi-lo, vamos retirá-lo”, disse Bolton. (ABr)

Reportar Erro