Tensão internacional

Trump anuncia ataque dos Estados Unidos, Reino Unido e França à Síria

Americanos dizem que objetivo seria destruir armas químicas

acessibilidade:
Mísseis são disparados de navios de guerra americanos a partir do golfo.

O presidente Donald Trump anunciou em pronunciamento na TV que os Estados Unidos atacaram instalações que armazenariam armas químicas na Síria.

A ofensiva americana seria uma resposta a informações de que supostamente o governo de Bashar al-Assad teria usado armas químicas contra civis na cidade síria de Douma, matando cerca de 40 pessoas. De acordo com a imprensa americana, Reino Unido e França se uniram aos EUA para realizar o ataque.

Em um rápido pronunciamento, Trump criticou Assad, mesmo sem confirmação da autoria do ocorrido em Douma. “Estes não são atos de um homem. São crimes de um monstro”, disse o americano.

Segundo a emissora estatal síria, 13 mísseis lançados pela coalizão foram derrubados pela defesa aérea em Al Kiswah, nos subúrbios da capital síria.

Fotos divulgadas pela agência de notícias Reuters mostram fogo anti-aéreo iluminando o céu de Damasco em resposta ao ataque anunciado por Donald Trump. A ofensiva norte-americana e de aliados é uma resposta ao suposto ataque químico contra a cidade de Duma no dia 7 de abril.

As forças aéreas e marinhas dos três países lançaram os primeiros ataques por volta das 21h de Washington (22h, no horário de Brasília), durante o pronunciamento do presidente americano Donald Trump na Casa Branca. Os sistemas de Defesa da Síria reagiu atingindo 13 mísseis em Al Kiswah, nos subúrbios de Damasco.

Em abril do ano passado, os Estados Unidos fizeram um ataque similar contra uma base militar da Síria, lançando 59 mísseis Tomahawk. Na ocasião, a base Síria não foi afetada e voltou às atividades no dia seguinte.

Reportar Erro