Ciência

Trio conquista Prêmio Nobel de Química por estudos com proteínas

Pesquisas na área da genética têm como objetivo "desenvolver proteínas que resolvam os problemas químicos da humanidade"

acessibilidade:
Trio de pesquisadores conquista Prêmio Nobel de Química. Foto: Niklas Elmehed/Reprodução

Dois pesquisadores norte-americanos Frances H. Arnold e George P. Smith e o britânico Gregory P. Winter conquistaram nesta quarta (3) o Prêmio Nobel de Química.

Eles pesquisam distintos aspectos na área de genética com o objetivo de “desenvolver proteínas que resolvam os problemas químicos da humanidade”.

Frances H. Arnold, quinta mulher a ganhar o Nobel em Química, desenvolve pesquisas na área de “evolução dirigida de enzimas”, sendo a primeira a conduzir evolução dirigida de enzimas, proteínas que catalisam reações químicas, usadas para manufaturar diversos produtos, como biocombustíveis. George P. Smith e Gregory P. Winter trabalham “para a exibição de péptidos e anticorpos em fagos”, em que um vírus que infecta uma bactéria pode ser usado para o desenvolvimento de novas proteínas.

O prêmio é concedido pela Academia Real das Ciências da Suécia, em Estocolmo, capital sueca.

Nesta terça (2), foi anunciado o Prêmio Nobel de Física em que um trio também conquistou: norte-americano Arthur Ashkin, o francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland por suas pesquisas no campo de física a lazer.

Já nesta segunda (1º) o norte-americano James P. Allison e japonês Tasuku Honjo foram anunciados vencedores do Nobel de Medicina pelo desenvolvimento de pesquisas destinadas à cura do câncer. (Com informações da Agência Brasil)

Reportar Erro