Cenário devastador

Tragédia: explosão em Beirute pode ter sido causada por fertilizantes

Autoridades não descartam um atentado, mas causas acidentais são mais evidenciadas

acessibilidade:
Região portuária de Beirute foi destruída por explosão. Foto: Hussein Malla/AP

A população da capital libanesa viveu momentos de terror na tarde desta terça-feira (4). A região portuária de Beirute foi o cenário de uma explosão devastadora que deixou mais de 100 mortos e 4 mil feridos, segundo o governo local.

O ponto central da catástrofe foram os silos de trigo localizados à beira do porto e a onda de destruição alcançou quilômetros cidade adentro. No lado oposto ao continente, barcos foram sacudidos e o barulho da explosão foi ouvido em Chipre, a cerca de 200 km de distância.

Apesar do histórico de atentados vividos no Líbano, as autoridades acreditam que este não tenha sido o motivo. As suspeitas estão voltadas a uma armazenadora de nitrato de amônio, fertilizante utilizado em lavouras. O material possui grande potencial explosivo quando exposto a altas temperaturas.

O composto químico é formado por um pó branco e usa utilização ocorre com a diluição em água. Apresentado desta forma, o nitrato de amônio é seguro para manipulação. Porém, quando aquecido a 210º C, a matéria se decompõe e, ao atingir os 290º C, o fertilizante pode se tornar explosivo. Neste sentido, qualquer pequeno incidente pode desencadear uma catástrofe, como uma fiação superaquecida.

Reportar Erro