Futuro do Brexit

May formaliza renúncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido

Ex-prefeito de Londres e ex-ministro Boris Johnson assume como novo premiê britânico

acessibilidade:
Primeira-ministra Theresa May. Foto: UK Government

Theresa May formalizou nesta quarta (24) a renúncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido em encontro com a rainha Elizabeth II. Antes da reunião protocolar, May desejou sorte ao sucessor, Boris Johnson, ao afirmar que o sucesso de Johnson será o de todos os britânicos.

May falou ainda que sentia uma “gratidão sincera” aos parlamentares e os demais servidores do governo. A agora ex-primeira-ministra disse ainda que espera ter inspirado garotas jovens ao ocupar um dos mais importantes cargos no governo britânico e que, dessa maneira, elas tenham pensado que não há nada que elas não possam fazer.

Boris Johnson também esteve no Palácio de Buckingham, onde será convidado pela rainha a formar um novo governo.

No parlamento, o líder da oposição, Jeremy Corbyn, criticou a escolha de Johnson, afirmando que foi uma decisão apenas dos membros do Partido Conversador. Corbyn disse ainda que aquele não era um mandato que vinha do povo. Fazendo sua última participação como primeira-ministra, May afirmou que faz parte da democracia.

O Partido Trabalhista deve apresentar uma moção, que pode levar a uma nova eleição geral.

Enquanto Boris Johnson se prepara para assumir o cargo, os ministros de Theresa May pedem demissão. O anúncio já foi feito pelo ministro da Economia, Philip Hammond, e o secretário de Justiça, David Gauke.

Novo premiê

Ex-prefeito de Londres e ex-ministro das Relações Exteriores, Boris Johnson é um defensor fervoroso da saída do Reino Unido da União Europeia, conhecido como Brexit, mesmo que não haja um acordo de transição.

A novela do Brexit foi um dos motivos que levou à renúncia da May que, por três vezes, falhou em aprovar no Parlamento o acordo negociado com a UE. Jonhson quer que o Reino Unido deixe o bloco até o dia 31 de outubro. Um Brexit sem acordo preocupa especialistas, que estimam que o país pode entrar em uma grave recessão.

A escolha de Johnson para o cargo foi feita de maneira interna no Partido Conservador. O agora primeiro-ministro desbancou o concorrente Jeremy Hunt, atual ministro das Relações Exteriores, com 92.153 dos 159.320 votos dos filiados da sigla.

Reportar Erro