Tsunami em curso

Terremoto de magnitude 7,4 atinge o México, mata 4 e gera alerta de tsunami

Há um alerta de tsunami para a costa do país, assim como para os países da América Central e Equador, Peru e Havaí

acessibilidade:
Tremor teve epicentro no estado de Oaxaca, mas foi sentido também na capital

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu o sul do México nesta terça-feira, 23, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). De acordo com a agência Reuters, o abalo foi sentido no centro da capital, a Cidade do México, que está a centenas de quilômetros de distância do epicentro. O tremor deixou dois mortos no estado de Oaxaca, segundo governador Alejandro Murat.

O terremoto, desencadeou um tsunami em áreas litorâneas próximas do Pacífico. Fez também prédios balançarem com força na região central da Cidade do México. Centenas de pessoas deixaram suas casas e correram para a rua, depois que os alarmes da cidade avisaram os moradores minutos antes dos tremores. Estradas pavimentadas foram danificadas.

Há um alerta de tsunami para a costa do país, assim como para os países da América Central e Equador, Peru e Havaí. Segundo o órgão americano, as ondas podem chegar a três metros de altura nessas regiões. O nível do mar subiu 60 centímetros na praia de Huatulco, no México, um destino popular entre turistas norte-americanos e canadenses.

Segundo o Instituto Sismológico do México, o epicentro foi registrado a 26,3 km de profundidade e a 12 km a sudoeste de Santa María Zapotitlán. Já o instituto sismológico do México disse que um terremoto de magnitude 7,1 atingiu o Estado de Oaxaca, no sul do país.

Na região de Oaxaca, mais atingida há montanhas, plantações de café, resorts de praia e prédios de arquitetura colonial espanhola.

Reportar Erro