2 seguranças mortos

Secretário de Segurança da Cidade do México é alvo de atentado

Nas últimas semanas, Omar García Harfuch vinha comandando diversas operações de apreensão de drogas e armas de alto calibre

acessibilidade:
Omar García Harfuch, secretário de Seguranã da Cidade do México, sofre atentado.

O secretário de Segurança Cidadã da Cidade do México, Omar García Harfuch, sofreu um atentado e foi baleado nesta sexta-feira (26). Dois integrantes de sua escolta foram mortos. O ataque ocorreu em Lomas de Chapultepec, zona de luxo na capital, que abriga mansões e escritórios corporativos de empresas multinacionais.

Segundo informou a prefeita da capital mexicana, Claudia Sheinbaum, Harfuch está fora de perigo, embora tenha sido encaminhado para uma unidade hospitalar da região. Posteriormente, a própria secretaria divulgou que o titular da pasta foi atingido por três tiros diretos e outros de raspão.

De acordo com a prefeita, o ataque aconteceu por volta de 6h38 (8h38 de Brasília), na parte alta da avenida Paseo de la Reforma, uma das mais importantes da Cidade do México. Jornais locais afirmaram que foram encontrados 100 cápsulas de balas de armas de alto calibre no local. Doze pessoas foram presas.

Nas últimas semanas, Harfuch vinha comandando diversas operações de apreensão de drogas e armas de alto calibre.

O presidente Andrés Manuel López Obrador relacionou a ataque ao “trabalho que está sendo feito para garantir a paz  na Cidade do México e no país”. Desde que chegou ao poder, no entanto, o presidente não conseguiu reduzir os números de homicídios diários em todo o país, estimados em cerca de 3 mil por mês.

Recentemente, López Obrador teve que recorrer às Forças Armadas por decreto para cuidar da segurança nas ruas, depois de criticar essa estratégia em seus antecessores, e os escassos resultados da Guarda Nacional, uma força policial-militar criada em seu governo.

Reportar Erro