Diretor da OMC

Roberto Azevêdo afirma que G-20 reconheceu importância do comércio exterior

Diretor da OMC celebra reconhecimento do G20 ao multilateralismo

acessibilidade:
Diretor da OMC, Roberto Azevêdo.

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, comemorou o reconhecimento da importância do comércio exterior pelo G-20.

Segundo o brasileiro, que está no segundo mandato à frente da OMC, o comunicado assinado pelos países membros reconhece a importância do comércio para o crescimento econômico e a criação de empregos.

Em entrevista à Bloomberg, Azevêdo disse que esse reconhecimento permite pensar em menos barreiras protecionistas, apesar de “a palavra não estar” no documento.

Barreiras alfandegárias

Questionado sobre a “guerra comercial” travada entre Estados Unidos e China, que elevou a taxação de importações pelos países membros do G-20 a um recorde de US$ 481 bilhões, o diretor da OMC se mostrou otimista com os encontros e diz haver um clima de “encontrar a solução”. “A minha expectativa e a de toda a comunidade internacional é que esses encontros bilaterais resultem em diminuição das medidas restritivas utilizadas até agora”, disse.

Reforma da OMC

Azevêdo também falou sobre ajustes a serem feitos na OMC e que ele mesmo tem dito que o sistema deve responder melhor. “O sistema não é perfeito. O fato de os membros estarem dispostos a fazer algo a respeito e aperfeiçoar a OMC para que ela responda melhor e de forma mais eficiente aos desafios do século 21 é bem vindo e devemos celebrar essa iniciativa”, explicou o diretor-geral.

Reportar Erro