Pleito

Resultados parciais apontam vitória de Erdogan em eleição presidencial na Turquia

Atual mandatário lidera com 58,7%, seguido pelo social-democrata Muharrem Ince, que tem 26,87%

acessibilidade:
Erdogan lidera resultados parciais nas eleições presidenciais na Turquia. Foto: Assessoria de Comunicação da Presidência turca.

Resultados parciais das eleições presidenciais na Turquia, que acontecem neste domingo (24), apontam uma ampla vitória do atual mandatário, Recep Tayyip Erdogan, de acordo com a agência de notícias semiestatal do país, Anadolu.

Até o momento, 24% dos votos foram apurados: Erdogan lidera com 58,7%, seguido pelo social-democrata Muharrem Ince, que aparece com 26,87% nas análises preliminares. O apurado até agora vai contra os dados divulgados pelo Partido Republicano do Povo (CHP). Segundo a maior sigla da oposição, Erdogan tinha 45% e Ince, 41% – o que levaria a um segundo turno, em 8 de julho.

Após o fechamento das urnas, Ince fez um pronunciamento, pedindo que os eleitores não se impressionassem com os primeiros resultados divulgados, já que o governo começa a contar os votos dos municípios que costumam o apoiar Erdogan.

Cerca de 56 milhões de turcos foram convocados a ir às urnas neste domingo para votar para presidente e deputados. O pleito é considerado importante para a implementação da reforma constitucional aprovada em 2017, que outorga todos os poderes executivos ao chefe do Estado. (Com informações da Agência EFE)

Reportar Erro