Instalações secretas

Relatório aponta que Coreia do Norte continua produzindo armamento nuclear

Documento da CSIS contém imagem de satélites de melhorias e construções feitas em bases de lançamento de mísseis

acessibilidade:
Donald Trump disse que os americanos podem dormir tranquilos, pois a Coreia do Norte não é mais uma ameaça nuclear. Foto: (Divulgação/Casa Branca)

Um relatório do Centro de Estudos Internacionais e Estratégicos (CSIS) aponta que, apesar das negociações feitas com os Estados Unidos, a Coreia do Norte continua produzindo armamento nuclear de maneira secreta.

De acordo com o documento, o regime está reforçando 13 instalações secretas que armazenam o tipo de armamento, algumas delas estão sendo ampliadas e outras estão tendo vias de acesso construídas.
No relatório da CSIS, é possível ver votos de satélite desses locais. Segundo o centro, com as melhorias, a Coreia do Norte é capaz de lançar mísseis em caso de urgência.

As informações apontadas no documento vão contra os recentes discursos feitos pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que afirma que progressos foram alcançados na desnuclearização do regime desde que Trump se reuniu com o ditador norte-coreano, Kim Jong-un em julho deste ano.

O relatório se opõe ainda a gestos feitos pelo próprio ditador, que se diz comprometido com a causa da desnuclearização do país. Jong-un desativou, por exemplo, uma base de mísseis localizada em Sohae, no Noroeste da Coreia do Norte. De acordo com a CSIS, o desmantelamento dessa estrutura apenas “obscurece” a ameaça imposta por outras bases de lançamento de mísseis.

Recentemente, as negociações entre EUA e Coreia do Norte esfriaram. O regime vê que vários passos adotados no país não tiveram respostas correspondentes da Casa Branca, que se comprometeu a fazer concessões em troca de atitudes em prol da desnuclearização da Coreia do Norte. Trump não cancelou manobras militares feitas em conjunto com a Coreia do Sul nem diminuiu as sanções impostas contra o regime. (Com informações da Agência EFE)

Reportar Erro