Capturado na última sexta

Reino Unido exige que Irã liberte petroleiro e tripulação imediatamente

Irã afirma que petroleiro colidiu com pesqueiro, o que seria uma violação de regras marítimas

acessibilidade:
Irã captura petroleiro britânico Stena Impero. Foto: Stena Bulk/Twitter

O Reino Unido exigiu que o Irã liberte imediatamente o petroleiro britânico Stena Impero e os 23 tripulantes, capturados na última sexta (19) no Estreito de Ormuz, próximo ao Irã.

De acordo com a porta-voz da primeira-ministra britânica, Theresa May, a captura foi ilegal. Já o Irã afirma que o petroleiro foi capturado pela Guarda Revolucionária Iraniana após colidir com um pesqueiro, o que seria uma “violação de regras marítimas internacionais”. O Reino Unido não reconhece a justificativa iraniana.

May está reunida nesta segunda com um comitê de resposta de emergência. O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Hunt, deve fazer uma declaração também nesta segunda no Parlamento britânico para relatar o que foi discutido na reunião.

Autoridades de outros países da União Europeia se manifestaram sobre o assunto. O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, por exemplo, afirma que o ato é uma medida injustificável na navegação comercial, além de ser perigosa por possivelmente aumentar a tensão entre os países.

No início deste mês, um petroleiro iraniano foi detido por britânicos por suposto desrespeito a sanções europeias ao enviar petróleo para a Síria.

Reportar Erro