Mudança na Espanha

Rajoy é destituído e Sánchez assume a presidência do Governo

Moção de censura derruba conservadores e parlamento elege Pedro Sánchez

acessibilidade:
Mariano Rajoy sai e Pedro Sánchez assume presidência da Espanha. Foto: TVE/Reprodução

A moção de censura contra o governo de Mariano Rajoy, no poder desde dezembro de 2011, foi aceita pelo parlamento da Espanha e o socialista Pedro Sánchez se torna o novo presidente do governo espanhol.

Apresentada pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), em que Sánchez é secretário-geral, a moção recebeu 180 votos dos 176 necessários para ser aprovada no Parlamento espanhol, composto por 350 cadeiras.

Para assumir a Presidência do país, Sánchez contou com o apoio de diferentes partidos, já que PSOE só tem 84 deputados. O socialista recebeu votos da coalizão de esqueda Unidos Podemos e dos blocos nacionalistas e independentistas do País Basco e da Catalunha.

Pedro Sánchez se comprometeu a enfrentar as necessidades sociais que foram postergadas, combater a precariedade e a desigualdade, e assumir os compromissos europeus de estabilidade orçamentária.

“Foi uma honra ser o chefe de governo e deixar uma Espanha melhor do que encontrei. Sorte a todos vocês pelo bem da Espanha”, declarou Mariano Rajoy antes mesmo do fim da votação. Com o governo abalado por casos de corrupção, Rajoy recebeu o apoio apenas do Partido Popular, liderado por ele, e os do Ciudadano.

Na semana passada, o partido de Rajoy foi condenado por corrupção ativa e terá que pagar uma multa de € 250 milhões. O processo foi chamado de Gurtel e investigava um esquema de caixa dois dentro do Partido Popular.

Reportar Erro