Biografia

Presidente eleito é advogado graduado em 76º lugar em uma turma de 85 alunos

Joseph "Joe" Robinette Biden Jr exerceu seis mandatos consecutivos como senador pelo Delaware

acessibilidade:

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joseph Robinette Biden Jr, mais conhecido como “Joe” Biden Jr., nasceu em Scranton,no dia 20 de novembro de 1942, é advogado e sua posse está prevista para 20 de janeiro de 2021. Filiado ao Partido Democrata, foi o 47º vice-presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017, na gestão de Barack Obama. Entre 1973 e 2009, exerceu seis mandatos consecutivos como senador pelo Delaware, período em que presidiu importantes comitês do Senado.

Biden e sua família se mudaram para o Delaware em 1953. Biden estudou na Archmere Academy em Claymont. Em 1965, Biden concluiu seu bacharelado pela Universidade de Delaware, com um double major em história e ciência política, ficando na posição 506 entre os 688 graduandos. Seus colegas de classe ficaram impressionados com suas habilidades de aprendizado rápido.

Biden ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Syracuse, recebendo metade de uma bolsa de estudos com base em suas necessidades financeiras, com assistência adicional por conta de seus estudos acadêmicos. De acordo com sua própria descrição, achava que a faculdade de direito era “o buraco mais chato do mundo” e deixou de dormir por várias noites para cumprir com suas obrigações acadêmicas. Durante seu primeiro ano, foi acusado de plagiar cinco das 15 páginas de um artigo jurídico de revisão. Afirmou que foi um equívoco inadvertido ocorrido por não conhecer as regras adequadas de citação, e foi autorizado a retomar o curso depois de receber uma nota “F”, que foi posteriormente retirada do seu registro; mais tarde, este incidente chamou atenção quando novas acusações de plágio surgiram em 1987. Concluiu seu Juris Doctor em 1968, graduando-se na posição 76 de 85 formandos de sua classe. Foi admitido na ordem dos advogados de Delaware em 1969.

Em 27 de agosto de 1966, enquanto Biden ainda era estudante de direito, se casou com Neilia Hunter. Em 1969, Biden retomou o exercício da advocacia em Wilmington, primeiro como defensor público e depois em uma empresa dirigida por Sid Balick, um democrata ativo localmente. Balick nomeou-o para o Fórum Democrata, um grupo que tentava reformar e revitalizar o Partido Democrata, e Biden filiou-se ao partido.Também começou sua própria empresa, Biden e Walsh. O direito societário, no entanto, não lhe atraía e o direito criminal não pagava bem, complementando sua renda gerenciando propriedades.

Em 18 de dezembro de 1972, algumas semanas após a eleição, a esposa de Biden e sua filha de um ano, Naomi, foram mortas em um acidente automobilístico durante as compras de Natal em Hockessin, Delaware filho mais velho de Biden, Beau, foi procurador-geral de Delaware e juiz advogado do Exército, servindo no Iraque; seu filho mais novo, Hunter, tornou-se um advogado e lobista de Washington. Em 30 de maio de 2015, Beau morreu aos 46 anos de idade após um tratamento de dois anos contra um câncer no cérebro. No momento de sua morte, Beau era amplamente visto como o favorito para ganhar a indicação democrata a governador de Delaware em 2016.

Em 1975, Biden conheceu Jill Tracy Jacobs, que cresceu em Willow Grove, Pensilvânia, e se tornou professora em Delaware. Biden e Jacobs casaram-se em uma cerimônia conduzida por um padre católico na Capela das Nações Unidas em Nova York. Jill Biden é bacharel pela Universidade de Delaware, também tendo concluído dois mestrados, um pela Universidade de West Chester e outro pela Universidade Villanova, e um doutorado em educação pela Universidade de Delaware. Eles tiveram uma filha juntos, Ashley Blazer (nascida em 1981), que se tornou assistente social e funcionária do Departamento de Serviços para Crianças, Jovens e Suas Famílias de Delaware.

Durante seus primeiros anos no Senado, Biden concentrou-se em leis sobre a proteção ao consumidor e questões ambientais e pediu uma maior responsabilidade por parte do governo. Em 1974, Biden foi um dos principais opositores no Senado da dessegregação dos ônibus, uma prática na época frequentemente ordenada pela justiça para as escolas segregadas. Biden justificou sua posição afirmando que apoiava o objetivo de dessegregar as escolas, mas não os ônibus, uma ideia que seus eleitores se opuseram ferozmente. Três anos depois, o plano ordenado pelo judiciário federal para desagregar os ônibus de Wilmington gerou muita agitação e, ao tentar legislar uma solução de compromisso, Biden se viu alienando eleitores brancos e negros por um tempo.

Biden foi um membro de longa data do Comitê do Senado sobre o Judiciário. De 1987 a 1995, presidiu o comitê e atuou como o membro sênior da minoria de 1981 a 1987 e de 1995 a 1997. Biden presidiu duas das mais controversas audiências de confirmação da história da Suprema Corte: as de Robert Bork em 1987 e Clarence Thomas em 1991.

A partir de 1991, Biden atuou como professor adjunto na Faculdade de Direito da Universidade Widener, a única faculdade de direito de Delaware, lecionando um seminário sobre direito constitucional. O seminário foi um dos mais populares de Widener, muitas vezes com uma lista de espera para inscrição. Biden normalmente co-ministrava o curso com outro professor, assumindo pelo menos metade dos minutos da aula e às vezes voltando do exterior para dar uma das aulas. (com pesquisa no Wikipedia)

Reportar Erro