Visita de Estado

Bolsonaro é o convidado de honra das comemorações do Dia da República da Índia

Tradição indiana convida um chefe de Estado estrangeiro a cada ano para a cerimônia

acessibilidade:

O presidente Jair Bolsonaro participou, como convidado de honra, das comemorações do 71º aniversário do Dia da República da Índia, neste domingo (26), em Nova Delhi. É a data nacional daquele país. Todos os anos o convite é feito pelo governo indiano a um chefe de Estado estrangeiro considerado “líder mundial”.

“É uma honra para o Brasil. Como chefe de Estado, eu fico muito feliz”, disse o presidente brasileiro.

“O Dia da República é um desfile como o nosso Sete de Setembro, mas absolutamente monumental e que é uma grande tradição indiana. Portanto, é uma homenagem muito especial que o primeiro-ministro Modi queria fazer ao nosso presidente e ao Brasil”, explicou o embaixador do Brasil na Índia, André Corrêa do Lago, em entrevista ao Planalto.

A data celebrada anualmente foi instituída em 26 de janeiro de 1950, em comemoração à entrada em vigor da Constituição da Índia, com a qual o país tornou-se oficialmente uma República. A celebração é uma das maiores paradas militares do mundo.

O desfile é realizado em Rajpath, via que conecta o Rashtrapati Bhavan Bhavan – Palácio Presidencial –  ao India Gate – monumento inaugurado em 1921 pelo governo colonial britânico para homenagear os mais de 70 mil soldados de origem indiana que morreram combatendo pelas Forças Armadas Britânicas durante a Primeira Guerra Mundial.

Desde a primeira edição do Dia da República, as celebrações contam com um convidado de honra. O primeiro foi o presidente Sukarno, da Indonésia, há 70 anos. E o Brasil já foi convidado três vezes: em 1996, com Fernando Henrique Cardoso (PSDB); em 2004, com Lula (PT), e em 2020 com Bolsonaro.

Presidente Jair Bolsonaro, durante cerimônia do Dia da República da Índia. Foto: Alan Santos/PR

A visita

A convite do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, feito no ano passado durante a reunião da 11ª Cúpula do Brics, em Brasília, Bolsonaro realiza uma visita de Estado ao país entre os dias 24 e 27 de janeiro.

Ontem (25), Bolsonaro foi recebido pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para assinatura de 15 acordos bilaterais. “Assinamos uma série de acordos que abrem novos caminhos para o aprofundamento de nossas parcerias, com ênfase na promoção do comércio e dos investimentos, e na cooperação de áreas como energia, petróleo e gás, ciência e tecnologia e cultura”, afirmou Bolsonaro.

Durante a tarde, o presidente participa da Cerimônia de apresentação de Altos Dignitários, no Jardim Mogul do Palácio Presidencial (Rashtrapati Bhawan).

No último dia da visita, na segunda-feira (27), o presidente abre o seminário empresarial Brasil-Índia e visita o monumento Taj Mahal. (Com informações do Palácio do Planalto)

Desfile cívico-militar do Dia da República da Índia exibe poderio bélico indiano. Foto: Alan Santos/PR

Camelos participam de desfile cívico-militar do Dia da República da Índia. Foto: Alan Santos/PR

Reportar Erro