Covid-19

Portugal tem pior onda da pandemia e fica à frente até dos EUA e Brasil

Autoridades culpam o rápido aumento no número de casos à variante britânica do vírus e o relaxamento das medidas sanitárias durante as festas de fim de ano

acessibilidade:
Foto: Pixabay

Portugal vive um caos em decorrência do novo coronavírus é dramática. O país europeu havia tido um relativo sucesso no combate à covid-19 durante a primeira onda da pandemia. Porém, os casos dispararam recentemente. Isso causou uma sobrecarga no sistema de saúde.

Segundo dados do Our World in Data, um site desenvolvido pela Universidade de Oxford com base em dados oficiais, a nova onda em Portugal é piro do que no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Itália ou Reino Unido, alguns dos países mais afetados pela doença transmitida pelo coronavírus SARS-CoV-2.

De acordo com o levantamento, nenhum país ultrapassa Portugal em termos de número de novos casos e mortes associadas à Covid-19 em termos per capita.

Nas últimas duas semanas de janeiro, Portugal registrou a taxa de infecção por Covid-19 mais alta da União Europeia: 1.429,43 por 100 mil habitantes, segundo os dados do Centro Europeu para a Prevenção e controle de Enfermidades.

O país também tem a taxa de mortalidade mais elevada da União Europeia: 247,55 por milhão de habitantes.

Em janeiro, Portugal registrou os seus dados mais trágicos desde o início da pandemia: foram 5.576 mortos (44,6% do total registrado desde os primeiros casos) e 306.838 infectados (42,6% do total).

Dos primeiros casos registrados no início de 2020 até a última segunda-feira (1º), Portugal já teve 12,7 mil mortos pelo novo coronavírus e 726,3 mil infectados.

As autoridades culpam o rápido aumento no número de casos à variante britânica do vírus – mais transmissível –, e o relaxamento das medidas sanitárias durante as festas de fim de ano.

A alta nas infecções acontece mesmo com o país já tendo começado sua campanha de vacinação.

Reportar Erro