Plano gradual

Plano da Espanha para retomar a normalidade será em quatro fases até fim de junho

Sánchez ressaltou que o objetivo é recuperar o cotidiano sem colocar em risco a saúde da população

acessibilidade:
As atividades escolares só serão retomadas no segundo semestre Foto: Facebook

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez anunciou que retomará a normalidade no país, após a pandemia do coronavírus, em quatro etapas, de acordo com a evolução de casos em diferentes regiões, objetivo é concluir esse processo até o fim do mês de junho.

A Espanha contabiliza 23.822 mortes  e 210.773 casos confirmados de Covid-19,

O plano gradual, aprovado pelo Conselho de Ministros terá início na chamada fase 0, com medidas que serão aplicada em quase todo território espanhol a partir da próxima segunda-feira (4). Desta forma, a cada duas semanas, as regiões poderão avançar para a etapa seguinte, mediante o avanço no controle do contagio do Covid-19.

Cada fase vai incluir níveis mais abrangentes de abertura do comércio, de hotéis e de atividades culturais, esportivas e religiosas. Já as escolas serão abertas somente em setembro.

Segundo Sánchez, o objetivo é recuperar o cotidiano sem colocar em risco a saúde da população. O presidente ressaltou que “não haverá mobilidade entre as províncias e ilhas do país até atingirmos a nova normalidade”.

O presidente lembrou que se a evolução da contaminação permanecer como está, no próximo sábado (2), os espanhóis já poderão sair de suas casas para fazer exercícios sozinhos, ou caminhar com as pessoas com quem convivem.

As autoridades ficarão atentas e a partir de 11 de maio, avaliarão o progresso no controle do Covid-19, e dependendo do resultado, darão início a fase 1 em novos territórios.

Na fase 1 será permitida a abertura de outros setores, como por exemplo, abertura parcial de restaurantes e bares. As pequenas empresas também poderão retomar suas atividades, parcialmente, com horários específicos para idosos de mais de 65 anos. O transporte público será reforçado.

Cultos religiosos serão liberados com um terço da capacidade máxima. As ligas esportivas profissionais também poderão retomar os trabalhos.

Por último, e somente em setembro, será aberto o ano letivo. Existe a possibilidade de abertura excepcional antes do segundo semestre, para atividades de reforço escolar e exames para admissão em universidades e faculdades.

Hoy hemos aprobado en el Consejo de Ministros el Plan de Desescalada. El objetivo es poner a España en marcha…

Posted by Pedro Sánchez Pérez-Castejón on Tuesday, April 28, 2020

 

Reportar Erro