Resposta legítima

Pentágono diz que operação na síria foi ‘precisa, esmagadora e eficaz’

Membros do Pentágono exaltam ação eficaz contra armas químicas

acessibilidade:

Pentágono exaltou ação como legítima (Foto: Twitter de Dana W White)

No dia seguinte à ofensiva à Síria, a porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Dana W. White, e o diretor do Estado-Maior dos Estados Unidos, general Kenneth F. MacKenzie Jr, definiram o ataque com mísseis como uma operação minuciosamente orquestrada com o Reino Unido e com a França, para evitar danos futuros maiores. Na coletiva à imprensa concedida neste sábado (14) pelos integrantes do Pentágono, Kenneth MacKennzie afirmou que a operação atingiu de forma “precisa, esmagadora e eficaz” três alvos estratégicos para impedir o uso e desenvolvimento de armas químicas pelo regime de Bashar al Assad.

White lembrou que o uso de armas químicas em qualquer lugar do mundo é uma violação indesculpável do direito internacional e reiterou que o governo dos Estados Unidos não vai tolerar a utilização desse tipo de armamento em quaisquer circunstâncias. E o general Kenneth Mackenzie afirmou que a reação contra o regime de Assad vai atrasar o programa sírio de armas químicas em “anos ela justificou a sequência de lançamento de mísseis como reação às evidências de que o regime sírio utilizou armas químicas contra civis em Ghouma Oriental.

A porta-voz do Pentágono ressaltou que a reação norte-americana aos ataques foi uma resposta justificada, legítima e proporcional ao governo Sírio. Mas não deu detalhes sobre provas do uso de armas químicas, ao responder que o Departamento de Defesa tem “convicção” sobre os motivos que sustentaram o ataque contra a Síria.

O diretor do Estado-Maior dos Estados Unidos disse que os mísseis foram lançados na direção de três prédios – nos quais seriam desenvolvidos o programa de armas químicas da Síria. E ainda afirmou que os alvos foram definidos de forma cuidadosa para minimizar os riscos e que não tem informações sobre vítimas civis. (Com informações da Agência Brasil)

Reportar Erro