Potencial explosivo

Pacotes suspeitos enviados a Obama e Hillary Clinton são interceptados

Serviço secreto norte-americano conseguiu identificar potenciais dispositivos explosivos antes que esses chegassem ao destino final

acessibilidade:
Barack Obama e Hillary Clinton. Fotos: Casa Branca e Gage Skidmore

O serviço secreto dos Estados Unidos interceptou dois pacotes supeitos que seriam enviado as residências do ex-presidente Barack Obama e da ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama Hillary Clinton. De acordo com o Departamento de Segurança Interna, os pacotes continham “potenciais dispositivos explosivos”.

Nenhum dos dois pacotes chegou a ser enviado aos endereços. Nesta terça (23), durante o processo de triagem, a encomenda endereçada a Hillary foi identificada pela equipe de agentes que analisa a correspondência do casal Clinton. Já na manhã desta quarta (24), foi a vez do pacote que tinha como destino a residência de Barack Obama ser interceptado.

“Os pacotes foram imediatamente identificados como possíveis explosivos durante os procedimentos rotineiros de triagem da correspondência e foram adequadamente tratados como tal. Os protegidos não receberam os pacotes nem correram o risco de recebê-los”, disse o comunicado do Serviço Secreto.

Pacotes semelhantes também foram enviados ao ex-secretário da Justiça Eric Holder, que atuou no governo Obama, e à congressista democrata Debbie Wasserman Schultz. Em entrevista coletiva, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou que também foi endereçado um pacote ao seu escritório. Cuomo afirmou ainda que não ficará surpreso caso mais pacotes fossem descobertos.

Chegou a circular a informação de que outro pacote endereçado à Casa Branca teria sido interceptado em Washington. No entanto, a informação foi negada pelo serviço secreto norte-americano.

Em comunicado, a Casa Branca afirmou que condena “tentativas de ataques violentos”. “Esses atos aterrorizantes são desprezíveis, e qualquer pessoa responsável será punida na extensão total da lei”, disse a nota.

A rede CNN teve o seu prédio de Nova York esvaziado também por causa de um pacote suspeito. Enquanto noticiavam sobre o ocorrido com Obama e Hillary, os apresentadores informaram que teriam que deixar o prédio após o acionamento do alarme de incêndio. Uma das emissoras concorrentes, a CBS News, ofereceu sua estrutura para que a CNN pudesse transmitir seus programas.

Confira o momento:

Caso semelhante

Nesta semana, outra figura conhecida dos norte-americanos também recebeu um pacote parecido. Um funcionário do bilionário e filantropo George Soros, alvo constante de críticas da extrema direita nos Estados Unidos, acionou a polícia após um pacote com o que parecia ser um dispositivo explosivo chegou na casa de Soros.

As investigações sobre o ocorrido com Soros foram encaminhadas para a Força de Tarefa Conjunta contra o Terrorismo do FBI. O megainvestidor é conhecido por financiar causas liberais e ligadas à defesa dos direitos humanos, além de ser um doador do Partido Democrata. (Com informações da FolhaPress)

Reportar Erro