Terrorismo

Obama envia tropas a Camarões para combater Boko Haram

Tropa americana será composta por 300 militares

acessibilidade:

O presidente norte-americano, Barack Obama, informou hoje (14) que pretende enviar 300 militares a Camarões para operações de inteligência, vigilância e reconhecimento. Segundo um comunicado divulgado pela Casa Branca, Obama anunciou que já foram deslocadas 90 pessoas para autodefesa do país africano, que foi vítima de ataques da organização fundamentalista islâmica Boko Haram.

Um alto funcionário do governo norte-americano disse à agência de notícias AFP que a operação norte-americana está relacionada com a atividade do Boko Haram, que tem ampliado sua atuação a outras nações africanas, além da Nigéria, como foram os recentes casos ocorridos em Camarões ou no Chade.

No domingo passado, por exemplo, registraram-se dois atentados suicidas que mataram pelo menos nove pessoas e feriram 29 no Norte de Camarões: duas mulheres-bomba atacaram uma pastelaria de uma aldeia, segundo declarações da polícia à AFP.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou os atentados e o seu secretário-geral Ban Ki-moon lembrou que só nos últimos quatro meses ocorreram 15 ataques suicidas naquela região do país.

Em outra ação perpetrada por homens-suicidas, que atacaram no sábado (10) um mercado de peixe e um campo de refugiados na cidade de Baga Sola, no Chade Ocidental, provocou a morte de pelo menos 41 pessoas e ferimentos em 50. (ABr)

Reportar Erro